História da marca: PRADA

Hoje vamos te contar um pouco sobre a história de uma marca italiana muito poderosa, muito antiga e uma das poucas do mundo da moda que está até hoje nas mãos da família que a fundou.

Você já ouviu falar da loja Fratelli Prada?

Tudo teve início no ano de 1913 quando dois irmãos, Mario e Martino, decidiram abrir uma grife para vender malas de viagem, a famosa Fratelli Prada, cujo nome significa irmãos Prada e, para alegria de muitos, a loja existe até hoje e funciona no mesmo endereço de sua fundação – a nobre Galleria Vittorio Emanuele, em Milão.

Como no início do século XX viajar estava super na moda em função da inovação nos meios de transportes que permitiam viagens mais rápidas, as pessoas começaram a despertar para o turismo e lazer utilizando muito as malas de viagem e assim os irmãos puderam mostrar o valor dos seus materiais.

A marca se tornou ainda mais conhecida após o recebimento de uma condecoração da Casa de Savoia, família real italiana, que reconhecia o seu excelente trabalho e também mostrava que a Prada era a fornecedora oficial das malas de viagem da nobreza italiana.

Dessa maneira, os irmãos ganharam o direito de usar o brasão da Casa de Savoia em sua logomarca presente até hoje nas bolsas que vemos por aí. 

Contrariando o costume da época de anular as opiniões femininas em decisões empresariais, a segunda geração que coordenou a marca por mais de 20 anos, foi justamente uma mulher.

Luisa Bianchi Prada, filha de Mario Prada, comandou o negócio a partir de 1958. Porém, durante sua gestão, a marca perdeu um pouco do prestígio nobre, passando por uma fase financeira difícil.

Em 1978, a grife passa para as mãos da neta de Mario, Miuccia Prada, juntamente com o seu marido, Patrizio Bertelli – fabricante de artigos de couro – trazendo um olhar mais crítico e contemporâneo que resgata as condecorações de toda uma era.

Miuccia e Patrizio alavancaram a marca para uma organização de artigos de couro e acessórios de luxo, ela era o cérebro criativo e ele o cérebro administrativo do negócio. Abriram em 1993 a Miu Miu, marca paralela à Prada que focava em moda feminina, cujo nome foi cedido pelo apelido de infância de Miuccia.

E esse foi apenas o início de um império que se tornou o Grupo Prada, hoje dono das marcas: Prada, Miu Miu, Car Shoe, Churches & Marchesi 1824.

Atualmente, Miuccia e Patrizio são o casal mais poderoso do mundo da moda, donos de um conglomerado de marcas de luxo onde detêm 80% das ações desse grupo que, claro, a maior marca é a Prada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FOLLOW US

NEWSLETTER

Receba novidades em seu email