Consumo consciente, sustentabilidade, lixo zero…Afinal, por onde devemos começar?

Por: Julia Codogno

Se você está aí do outro lado, meio perdido…Sem saber ao certo como tudo isso acontece ou como você viveu tanto tempo sem nem pensar em qualquer uma dessas questões… Tá tudo bem! Vamos com calma, com um passo de cada vez. Sabemos que é estranho, que de repente parece que tudo surge de uma vez e que a gente nem sabe em que mundo estava até perceber que tudo isso existe e tem um impacto tão grande em nossas vidas. Mas a gente precisa entender algumas coisas antes de se pegar no desespero…rsrs. Primeiro que nossa forma de viver, de produzir, de consumir e de nos relacionarmos com o mundo foi construída de outras maneiras. Vivemos num mundo capitalista, com processos de produção altamente danosos ao meio ambiente e social, pautados no extrativismo, com praticamente nenhuma responsabilidade nos processos, nos descartes ou no simples depois.

Vivemos de maneira acelerada, constante e sem a responsabilidade do amanhã. Pautamos nossas escolhas no TER além do SER e vamos vivendo. Mas, se você está lendo esse post e já passou em consumir ou ver o mercado de pós consumo – como o universo mágico dos brechós, você também já está começando a questionar tudo isso e tentando entender como fazer para desconstruir um processo que parece tão intrínseco e difícil de se desvencilhar. Mas dá…aos poucos dá. Uma coisa é fato! Não existe milagre, não existe um portal de transformação ou a crença de que tudo vai acontecer de uma hora pra outra. É uma jornada de autoconhecimento, de descobertas, de mudanças, de reflexões e entendimentos. E é importante entender que para cada pessoa funciona de uma forma, faz sentido de maneiras diferentes.

Pra te ajudar, selecionamos alguns passos que costumam funcionar:

● Pesquisar o significado de cada uma dessas palavras ou termos. É bem verdade que esse parece ter virado o assunto da vez. Então entender a fundo o que cada coisa quer dizer, é muito importante. Busque informações complementares ao invés de seguir somente uma fonte sabe?!

● Comece a refletir sobre sua relação de consumo. As coisas que você compra fazem sentido? Você tem ideia de como, de quê ou de onde elas vieram? Se nesse processo todo, as formas de produção ou as matérias primas envolvidas podem afetar a saúde humana e do planeta?

● Escolha novas formas de consumir. Hoje temos muito mais acesso à novos formatos e possibilidades. Consumir em brechós pode ser um grande ato revolucionário. Assim, você tem a oportunidade de garantir maior tempo de vida à diversas peças que seguem em perfeitas condições de uso.

● Você sabe pra onde vai o seu lixo? Pode ser do bairro mesmo. Pensando em como tudo isso que você joga “fora” vai parar em algum lugar.

● Qual tem sido a sua contribuição no mundo? Será que você não pode fazer mais e melhor?

Acreditamos que a melhor maneira de começar é entendendo que tudo, absolutamente TUDO está interligado. Desde a camiseta de algodão, passando por diversas mãos pra ser produzida, os produtos do dia a dia, o meio de locomoção que você escolhe usar, a forma com que faz uso das coisas, a maneira com que descarta seu lixo…tudo isso tem um impacto. Busque informação. Leia, assista documentários, visite marcas que fazem trabalhos com propósito, procure entender mais sobre política, escolha melhor quem te representa, estude, não tenha preguiça, seja responsável por você e suas ações e entenda que você não vive sozinho. O que mais você faz? Deixe aqui nos comentários e siga @trend2box para acompanhar nossos compartlhamentos.

Fotos: Divulgação // @juliacodogno // mabellevitrine.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FOLLOW US

NEWSLETTER

Receba novidades em seu email