História da marca: Balenciaga

A cara da moda!

Dior dizia que ele era o mestre dos mestres, Coco Chanel falava que ele era o verdadeiro costureiro e Hubert de Givenchy resumiu tudo quando falou que “Balenciaga é a minha religião”.

Cristóbal Balenciaga, o arquiteto da moda, começou muito jovem, logo aos 13 anos foi contratado pela Casa Gomes alfaiataria após um estágio onde se destacou na profissão. Aos 22 anos, já muito expert no mundo da moda, abre o seu próprio atelier em 1917 e, no ano seguinte, lança a sua primeira coleção. Agora pasmem: em meio à I Guerra Mundial!

Tá, mas porque arquiteto da moda?

Balenciaga tinha o costume de viajar para Paris e comprar roupas de outros costureiros e estilistas para desmontá-las e tentar descobrir qual era a metodologia usada e como elas eram feitas. Somado ao seu enorme apuro técnico, esse exercício só fazia aumentar a sua expertise, o que o transformou em um verdadeiro arquiteto da moda.

Com o dom de esculpir as peças, Cristóbal possuía uma forma muito ousada de construir suas silhuetas, pois, qualquer que fosse o tecido ele o transformava na forma que queria, cheio de dobras e volumes.

O curioso é que ele não desenhava croquis e sim, montava suas peças usando a técnica de moulage, onde as roupas eram produzidas diretamente no corpo do manequim e a sua preferência era por tecidos pesados e encorpados assim como o shantung.

Mais um de seus diferenciais era a sua fissura por detalhes nas costas (decotes, laços, babados) e também  nas mangas de suas peças. Ele amaaava, e há quem diga que começava a construir suas roupas pensando nas mangas.

Grande parte de suas inspirações veio da cultura e dos artistas espanhóis como, por exemplo, as roupas das dançarinas de flamenco e as vestimentas dos toureiros, tudo sempre com muito volume e babado.

Em 1968 Balenciaga toma a iniciativa de fechar sua maison e, quatro anos após se aposentar, ele falece na Espanha.

Anos mais tarde a marca renasce nas mãos de Nicolas Ghesquière que a coloca novamente no topo da moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FOLLOW US

NEWSLETTER

Receba novidades em seu email